Entidades Envolvidas / Parceiros Entidades

Entidades Envolvidas / Parceiros

VALORCAR
 
A Valorcar – Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda. é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2003 pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), pela Associação dos Industriais de Automóveis (AIMA) e pela Associação Nacional dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE).
 
A principal missão da Valorcar é responder aos desafios da legislação comunitária e nacional sobre gestão de VFV, organizando e gerindo a receção, o tratamento e a valorização das VFV e dos seus componentes e materiais, promovendo a melhoria do desempenho ambiental, económico e social da sua gestão em Portugal.
 
O objetivo da Valorcar é contribuir para que as metas nacionais de gestão de VFV sejam alcançadas. Para tal, tem de:
 
- Organizar uma rede de receção/ tratamento (Rede Valorcar), onde os proprietários/ detentores de VFV os possam entregar gratuitamente;
- Monitorizar o sistema integrado, nomeadamente no que respeita ao fluxo de VFV e dos componentes e materiais resultantes do seu tratamento;
- Promover a investigação e o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de desmantelamento e separação dos materiais resultantes da fragmentação e de soluções de reciclagem para os componentes e materiais das VFV;
- Promover a sensibilização e a informação sobre os procedimentos a adotar na gestão das VFV, dos seus componentes e materiais.
 
Os proprietários ou detentores de VFV são obrigados a entregar as respetivas viaturas em unidades devidamente licenciadas para a sua gestão.
http://www.valorcar.pt/
 
INR
 
Entidade coletiva pública, dotada de autonomia administrativa e integrada no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. As atribuições do Instituto dizem respeito à execução da política nacional no domínio dos resíduos e ao cumprimento das normas e regulamentos técnicos em vigor. Compete ao INR elaborar o Plano Nacional da Gestão de Resíduos e dos respetivos Planos Sectoriais (dos resíduos urbanos, agrícolas, industriais e hospitalares). Cabe também ao Instituto aprovar as operações de gestão de resíduos, acompanhar os circuitos da gestão de resíduos de embalagens, participar no licenciamento de atividades geradoras de resíduos e promover a investigação no sector dos resíduos.
http://www.inresiduos.pt/
 
ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses
 
Tem como fim geral a promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local. A ANMP, como entidade representativa das Autarquias Locais Portuguesas, integra dois organismos internacionais que têm por objetivo a defesa, reforço e desenvolvimento do Poder Local e Regional junto da União Europeia (UE) e do Conselho da Europa (CE), designadamente o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CCRE) e o Conselho dos Poderes Locais e Regionais da Europa (CPLRE).
http://www.anmp.pt/ 
 
IMTT
 
Órgão na dependência do Ministério das Obras Públicas, que tem por missão promover a melhoria da segurança rodoviária.
http://www.imtt.pt/
 
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
 
Associação fundada a 31 de Outubro de 1985, independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.
A Associação designa-se QUERCUS, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.
http://www.quercus.pt
 
ACAP - Programa de Incentivo ao Abate de Veículos
 
É a única associação empresarial que representa a globalidade do sector automóvel, congregando cerca de 2000 empresas associadas distribuídas por todo o território nacional.
http://www.acap.pt/