Regeneração FAP Processo de Regeneração FAP

Regeneração FAP

Conceito
A regeneração é um processo de auto limpeza dos filtros de partículas que funciona como um forno incinerador. É através do aumento da temperatura do filtro de partículas que se consegue oxidar a fuligem retida no filtro. As partículas oxidadas conseguem assim passar pelos poros e posteriormente para a atmosfera. Para este processo ocorrer em condições é necessário que o veículo atinja a temperatura normal de funcionamento e circule acima dos 50Km/h.

Por vezes, os filtros não conseguem fazer por si só a limpeza, devido ao facto de não atingirem a temperatura adequada. Por isso, limpar um filtro de partículas, contribui para um ambiente mais limpo.


Sintomas e Problemas
O primeiro indicador de problemas com filtros de partículas são as luzes de advertência do filtro de partículas, do motor ou da resistência constantemente acesas ou a piscar.

O mau funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape (EGR) vai poluir mais rapidamente o filtro de partículas e pode provocar perda de potência, funcionamento deficiente no sistema de injeção também provoca uma maior produção de fuligem, turbo desgastado ou com funcionamento deficiente vai contaminar o filtro com hidro- carbonetos.

Outro sintoma muito comum é o nível do óleo muito elevado, que ocorre em motores com o filtro de partículas muito colmatados, o que leva o sistema a regenerar ativamente muitas vezes. Ao faze-lo muitas vezes, além de consumos anormalmente elevados, este gasóleo consegue aos poucos escorrer pelos cilindros e depositar-se no óleo do motor.

Estas situações podem provocar danos muito graves no motor, o que em último caso leva a uma reparação muito dispendiosa.


Limpeza
De forma a efetuar uma manutenção cuidada, prevenir e colmatar estes problemas, o filtro de partículas deve ser regularmente limpo.

A lavagem do filtro de partículas é um processo pormenorizado de limpeza do filtro através de um sofisticado sistema de limpeza reversa com adição de enzimas. Estas enzimas juntamente com água quente pulsada a pressão, atuam para que qualquer resíduo de fuligem que esteja petrificado no filtro seja removido, deixando o filtro limpo e preparado para mais 60 000 km de utilização.